Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 8 de maio de 2011

A DIFERENÇA É QUE FAZ A DIFERENÇA

Texto Base -> 1 Samuel 1:1-19

Queridos, Shalom!

No artigo de hoje, vamos falar de uma mulher que muito lutou e se sacrificou para que o seu sonho se tornasse realidade. Vamos avaliar alguns pontos que nos ensinam como devemos proceder diante do Senhor, principalmente quando verbalizamos os nossos desejos e conquistas. Entender porque as vezes não acontece também faz parte de artigo.

Avaliando as circunstâncias deste texto, vemos um homem que tinha duas mulheres. Naquela época era costume um homem ter outra mulher, caso a primeira fosse estéril e era o caso de Ana. Havia uma preocupação muito grande em manter a herança familiar e este costume perdura há séculos até hoje em vários países. Elcana tinha por suas esposas, Ana e Penina. Penina sempre que podia fazia de tudo para embravecer Ana pelo privilégio que tinha ao poder das filhos a Elcana. Isso muito perturbava Ana, apesar de seu marido sempre lhe agradar muito mais do que Penina, Elcana sempre teve um cuidado excessivo com Ana, pois ele a amava muito.

QUAL A MOTIVAÇÃO PRINCIPAL DO PEDIDO
Tudo nessa vida tem um propósito, nada acontece por acaso ou sem algum objetivo para nos ensinar, visto que desde Adão, o homem experimentou a separação de Deus e isso trouxe muitos rompimentos e falta de sensibilidade ao homem em adorar e entender a vontade de Deus. Em tudo quanto pedimos ou desejamos deve haver um propósito, Ana queria ter um filho há muitos anos, porém sem algum propósito, sendo que Deus havia fechado a sua madre. E ficou assim por muito tempo, até que um dia ela entendeu que deveria haver um propósito em tudo aquilo e que ela deveria ser parte fundamental para que o propósito acontecesse, ou seja, abrir mão para o Senhor o seu principal sonho, saindo do aspecto egoísta beneficiando a muitos.
Após essa oração e total entrega, Deus abriu sua madre e ela então pode ter seu filho chamado Samuel, sim o profeta Samuel, aquele que ungiu o rei Saul e depois o Davi quando ainda era um jovem de 17 anos aproximadamente.
Talvez hoje você se depara com algo que pede há dias, meses e anos, porém não consegue obter o favor de Deus. Mas qual o propósito do seu pedido? Quem se beneficiará com ele? Só você? É por simples capricho? O fato de Deus demorar em atendê-lo, pode ser que ainda falta algo para você se comprometer e quando esse pedido for realizado, beneficiará a muitos.

DEUS TEM COMPROMISSO COM SEU POVO
Não há nenhuma dúvida que Deus mantem sua palavra desde a fundação dos tempos em nosso favor, no entanto, este compromisso precisa ter retorno do nosso lado. Ana por anos chorou com a madre fechada, pedindo por um filho, mas sem algum propósito até que entendeu que a sua vontade não poderia abranger somente a sua vida, ou apenas por causa das provocações de Penina, por sua vergonha das pessoas que a viam como almaldiçoada por sua madre fechada, não pode ser por motivos egoístas!
De igual forma, o compromisso de Deus se cumpre na sua vida não para que você se mostre aos outros, ou para provar algo aos outros, ou para tirar a sua vergonha. Até porque faz parte da estratégia de Deus em nos curar e trazer-nos de voltar para Ele em definitivo.

A LUTA FALA DA SUA PERSISTÊNCIA EM VENCER
Ana jamais desistiu de lutar pelo seu filho, no entanto precisava apenas mudar a abordagem e principalmente o propósito. Na sua vida, a luta e dificuldade apenas abre a possibilidade para que você aprenda que a vitoria esta do seu lado e que voce jamais desista de lutar pelos seus sonhos. Deus plantou uma semente maravilhosa em Ana para toda a humanidade! Samuel fez uma diferença muito grande no seu tempo, foi precursor de grandes mudanças na política e na palavra profética.

O QUE NOS TORNA DIFERENTE ESTÁ NA DIFERENÇA E NÃO NA SEMELHANÇA
Apesar de todos serem humanos, ter a mesma estrutura fisiológica e emoções parecidas, não é isso que nos torna um vencedor. A diferença entre nós faz isso! A sua capacidade de persistência definirá onde você vai chegar! A sua capacidade de dar um passo a frente mesmo que as condições sejam totalmente desfavoráveis, fará toda a diferença. Embora Paulo e Barnabé foram escolhidos pelo Espírito Santo, Paulo com suas características e personalidade muito forte para buscar resultados, o destacou em relação a Barnabé e inclusive dos primeiros apóstolos!

PRECISAMOS CUMPRIR O NOSSO COMPRIMISSO COM DEUS
Ana cumpriu sua promessa entregando Samuel ao Senhor quando este tinha 3 anos, alguns anos depois Deus abriu a madre de Ana para que não ficasse ainda sem filhos. O Senhor deu a ela 3 filhos e 2 filhas (1 Samuel 2:21) enquanto o jovem Samuel crescia em graça e sabedoria. 

Embora pareçamos iguais, somente a diferença vai te colocar no lugar mais alto. Ana e Penina forma mulheres de Elcana, foram amadas por Elcana, tiveram vários filhos, mas só se conhece a história de Samuel, filho de Ana. Os filhos de Penina não tiveram um desdobramento a ponto de fazerem a diferença. Não sejam apenas mais um! Só Deus pode tirar o melhor de você para abençoar a família de Deus neste tempo que se chama hoje.

Ana já tinha o amor de seu marido independente do filho que daria, assim como você tem o amor de Deus independente do que você vai dar/oferecer a Deus, isso não muda! A verdadeira mudança está em você experimentar o melhor de Deus sendo benção na vida de muitos.

 

Fiquem no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós, aquele que guarda a honra. 

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape – A Igreja do amor!


www.ministeriobatistaagape.net

logo_twitter2logo_facebook-rgb-7inch-706175  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário